← Voltar

Como se desenvolver durante a quarentena

Com todas as mudanças que estão acontecendo no Brasil e no mundo, manter uma rotina saudável e produtiva tem se tornado um verdadeiro desafio.

Isso se agrava ainda mais, quando se pensa em saúde mental, já que o cenário de pandemia traz consigo acontecimentos que afetam a vida de todos. Pensando nisso, a Trix desenvolveu este guia, para que você possa aproveitar este período da melhor maneira possível.

Iremos te dar dicas de como você pode utilizar o tempo livre para se desenvolver e cuidar da saúde, mantendo o equilíbrio e a leveza em seu dia a dia.

Faça cursos online

Fazer cursos online é uma excelente forma de expandir o conhecimento, aprender coisas novas e melhorar o currículo para o mercado de trabalho.

Com a pandemia, muitas plataformas e empresas disponibilizaram acesso gratuito a diversos cursos. Além disso, alguns deles possuem preços acessíveis, com emissão de certificado e nas mais diversas áreas.

Confira quais são eles:

  • Udemy;
  • FGV;
  • Coursera;
  • Senac;
  • Fundação Bradesco;
  • RD University;

Essas plataformas oferecem cursos de idiomas, desenvolvimento pessoal, saúde, marketing, tecnologia, administração e muito mais! Aproveite e complemente o seu currículo.

Cuide da sua saúde mental

Confira algumas dicas de como manter a saúde mental na nova rotina durante a pandemia ou qualquer momento da sua vida.

Elas são essenciais para prevenir ou lidar com a ansiedade e estímulos negativos.

Evite o excesso de informações

Com o fácil acesso à informações, cresce também o alcance das notícias falsas ou sensacionalistas. O excesso de dados que nos são oferecidos diariamente podem impactar nossa saúde mental de forma negativa.

Durante este período de pandemia, isso se agrava ainda mais, uma vez que o cenário é tão preocupante e afeta diretamente a vida de todos.

A grande quantidade de dados pode ser interpretada pelo nosso corpo como uma dose alta de estímulos. Isso faz com que nosso organismo produza mais cortisol, aumentando o nível de estresse.

Sendo assim, observe como você tem reagido a tantas notícias, e se for necessário, evite acessá-las.

Procure somente fontes confiáveis, como o Ministério da Saúde ou a Organização Mundial da Saúde, pois eles são canais oficiais de informação.

Dedique-se aos seus hobbies

A quarentena acabou modificando a rotina das pessoas, e caso você tenha um tempo livre, utilize-o para se dedicar a alguma atividade prazerosa.

Dessa forma, você aumenta a sua qualidade de vida enquanto cuida do seu bem estar e desenvolve habilidades.

Regule seu sono

Regular seu horário de sono tem grande impacto na saúde física e mental. É importante evitar o uso de aparelhos eletrônicos momentos antes de se deitar. Isso, porque eles atrapalham o cérebro a relaxar. Além disso, evite fazer refeições pesadas à noite e se exercitar momentos antes de se deitar.

Ao manter um padrão de sono de qualidade você acorda restaurado(a), com mais energia, foco, bom humor e com seu sistema imunológico fortalecido!

Utilize a estratégia A.C.A.L.M.E.-S.E.

Criada pelo psicólogo e pesquisador Bernard Rangé, a estratégia A.C.A.L.M.E.-S.E é muito útil para crises de ansiedade ou pânico.

Os sintomas de um ataque são:

  • Taquicardia (batimento cardíaco acelerado);
  • Respiração ofegante ou sensação de falta de ar;
  • Sudorese;
  • Tremores;
  • Boca seca;
  • Mãos e pés frios;
  • Musculatura contraída e náuseas.

Os sintomas duram de 20 a 40 minutos e podem surgir inclusive durante o sono, não tendo causa física. Caso você tenha alguma crise de ansiedade, use a estratégia A.C.A.L.M.E.-S.E

Confira como ela funciona:

Aceite as sensações geradas pela ansiedade. Apesar de parecer estranho, aceite-as como algo inesperado e desconhecido, mas que passará. Não lute contra os sintomas, isso só faz com que eles se prolonguem e aumentem o seu desconforto. Deixe que os sintomas fluam até diminuírem;

Contemple o ambiente ao seu redor. Como um observador, descreva objetos, pessoas, foque sua atenção no ambiente externo e deixe que seu corpo lide com a ansiedade, sem julgamentos;

Aja apesar da ansiedade. Continue o que estava fazendo antes dela surgir; se for preciso, desacelere, mas siga. Não tente fugir, isso pode levar à redução da ansiedade, mas também ao aumento do medo;

Libere o ar dos pulmões. Respire devagar, inspire pelo nariz contando mentalmente até três, leve o ar ao abdômen, segure o ar por mais três segundos e solte o ar lentamente pela boca contando até seis. Siga esse processo até encontrar o ritmo ideal para sua respiração;

Mantenha o roteiro anterior (aceitar, contemplar, agir e respirar) até que a ansiedade atinja um nível mais confortável para você;

Examine seus pensamentos. É comum pensamentos catastróficos surgirem. Observe seu diálogo interno e verifique racionalmente se seus pensamentos são possíveis de acontecer ou não. Lembre-se de que a crise de ansiedade é extremamente desagradável, mas ela passa e não coloca sua vida em risco;

Sorria, você conseguiu passar pela crise. Com seus próprios recursos, conseguiu lidar com a ansiedade e poderá retornar a essa sequência quando necessário;

Espere o futuro com aceitação. Deixe de lado a ideia de viver livre da ansiedade, ela faz parte de todas as pessoas, e é útil à sua sobrevivência. Aprenda a conviver com ela e a utilizar os recursos necessários quando a crise estiver mais intensa.

Como você pode ter notado, cada letra significa uma ação a ser executada para lidar com a crise.

Utilize esse recurso sempre que necessário, mas lembre-se, sempre que possível, procure ajuda profissional, você não está sozinho(a)!

Mantenha seus amigos e familiares presentes em sua vida, pratique o autoconhecimento e tenha momentos para cuidar se si.

A Trix está do seu lado, seja oferecendo internet de qualidade para que você possa aproveitar ao máximo todos estes recursos ou para te dar dicas! Esperamos que você e sua família estejam seguros neste momento.