← Voltar

Como analisar a confiabilidade de redes ópticas para expansão

Expandir a rede de um provedor de internet é uma tarefa complexa e que exige uma execução detalhada de diversas etapas. 

Uma delas, é verificar a confiabilidade de pontos externos, a fim de garantir uma conexão estável.
Todo esse processo acontece de maneira semelhante entre os provedores.
Conforme as redes de distribuição e atendimento são lançadas e a demanda aumenta, a necessidade de expansão começa.
É feito um planejamento de redes maiores para aquisição do link de dados e também para que possa haver atendimentos em outras cidades. Caso o projeto seja maior,é comum que sejam projetadas redes de dupla abordagem e proteção, permitindo conexões em vários pontos.
E nesse momento, entra em cena a análise da confiabilidade da rede. 

Saiba agora quais são os aspectos a serem observados para tal objetivo.

Como fazer a análise de confiabilidade de rede

A análise deve ser feita de acordo com o nível de confiabilidade desejado. A partir dessa escolha, os parâmetros são definidos e é possível se ter uma noção do que deve ser considerado.
Lembre-se de que não basta apenas considerar os itens citados neste artigo, uma vez que cada provedor terá suas particularidades de projeto de rede.

O principal fator a ser considerado nesse momento é que as redes de acesso precisam estar funcionando a todo o momento. A menor falha pode causar verdadeiros desastres para o seu provedor de internet.
Aqui vão algumas sugestões do que deve ser observado e analisado com base nas falhas mais comuns observadas em redes de fibra óptica.

Cabeamento adequado

É preciso verificar todos os aspectos físicos e ambientais do trajeto a ser percorrido pelas instalações de rede. Avalie a topografia do relevo, passagens de cabos sob estradas, rios, montanhas e vales.
Os cabos a serem utilizados devem ser escolhidos de acordo com o posteamento utilizado. Por exemplo, em lugares que serão utilizados mais de 120 metros de lance, o cabo mais adequado é do tipo AS200.
Apenas dessa maneira é possível garantir a manutenção das características físicas e mecânicas da rede, evitando sobretração no cabo, quebra de postes, flechas e catenárias inadequadas, além do corrimento de fibras dentro do cabo.

Redes subterrâneas

Caso a sua rede precise ser instalada em passagens subterrâneas, rodovias, ferrovias, linhas de transmissão, pontes, praças, acessos de veículos e postos de combustíveis poderão receber redes canalizadas ou diretamente enterradas, de acordo com o que for possível.
Há diversas maneiras de se realizar a implantação, sendo elas o valetamento, microvaletamento ou método-não-destrutivo (ou MND).

Posteamento próprio para passagem dos cabos

É necessário utilizar essa estratégia quando o posteamento da concessionária não atende os critérios de alturas e distâncias, em desvios ou locais onde o posteamento não pode ser acessado, como rodovias e estradas municipais.
Além disso, é necessário realizar avaliações em relação à altura dos postes e distâncias de rede após a execução.

Cheque pontos críticos onde o cabo pode ser rompido e também o que pode ser utilizado para a ampliação ou readequação mecânica futuramente.

Caso as instalações sejam projetadas para longas distâncias, opte por posteamento alimentador intermunicipal. Isso, porque essas redes recebem manutenção constante e apresentam menor índice de falhas.

E então, quais critérios você utiliza na hora de analisar a confiabilidade da sua
rede?